domingo, 18 de janeiro de 2015

Nisa: Crédito às famílias

Nisa: Crédito às famílias



A palavra crédito deriva do latim “creditum” do verbo “credere” que significa acreditar, ter, confiar (Leoni, 1994) ou segundo Pires (1996: 182) o crédito é: “o acto de troca económica em que o credor realiza uma prestação, em determinado momento, a favor de outrem e aceita o risco da respectiva contra-prestação ser diferida para o momento ou momentos posteriores, confiando no cumprimento pontual do creditado e tendo normalmente direito a uma remuneração.”
Segundo dados recentes do Banco de Portugal, o chamado crédito malparado, sofreu um ligeiro aumento no ano 2014, registando-se mais de 660 mil famílias que entraram em incumprimento com a entidade financeira. A nível nacional a percentagem de devedores em incumprimento continua muito perto de máximos históricos, e o mesmo acontece com os rácios de crédito vencido tanto de empresas como de famílias.
No concelho de Nisa, até 2014, tinham sido concedido às famílias 64 milhões de euros de empréstimos, pelas várias entidades financeiras. Sendo que 75% dizem respeito a crédito à habitação e 25% ao consumo e outros fins.



Fonte: Banco de Portugal

Como sabemos o crédito vencido na habitação é um indicador com uma carga significativa, já que as prestações da casa são tradicionalmente a última responsabilidade que uma família deixa de cumprir. O rácio de crédito malparado atingiu novos máximos históricos tanto a nível nacional, como localmente, como podemos verificar nos dados do Banco de Portugal, aqui representados.

Rácio de crédito vencido das famílias, habitação - Nisa 
Fonte: Banco de Portugal
Entre 2009 e 2014 (últimos cinco anos), no concelho de Nisa houve um aumento de 54% dos casos de famílias que entraram em situação de incumprimento financeiro do crédito à habitação. De referir que em 2009 das 1487 famílias no concelho de Nisa com crédito à habitação, 1,5% (22 famílias) estavam em situação de crédito vencido, enquanto em 2014 a percentagem aumentou para 2.9%, afectando neste momento 41 famílias.

Rácio de crédito vencido das famílias, consumo e outros fins - Nisa 

Fonte: Banco de Portugal

No que diz respeito ao crédito ao consumo, verificamos, uma tendência em alta, sendo o primeiro a deixar de ser pago em situações limite, tendo aumentado 138% os casos de incumprimento, passando de 6.3% (em 2009), para 9.4% (em 2014) – actualmente são 165 famílias residentes em Nisa, nesta situação.
Um dos motivos para este aumento significativo do incumprimento financeiro, assenta essencialmente na degradação das condições económicas das famílias, neste período, principalmente, desencadeadas por situações limite, tais como: desemprego, precariedade laboral, doença, etc.  
De realçar que as instituições financeiras consideram que há incumprimento ao fim de três prestações em atraso e incumprimento definitivo quando se esgotam as possibilidades de renegociação e se inicia a acção judicial.

NISACENTRAL 2015


Bibliografia usada neste post:
- Banco de Portugal (estatísticas & dados oficiais);
- LEONI, Evandro G. – Cadastro, Crédito e Cobrança. São Paulo:
Editora Altas, S.A., 1994. ISBN 85-224-1036-4
- PIRES, José M. – Direito bancário. 2.º Volume. Viseu: Rei dos livros, 1996. ISBN 972-
51-0236-3.
-Imagem: Google/Net
-Gráficos: NisaCentral/ Banco Portugal



Sem comentários:

Enviar um comentário